Metodologia:
Caracterizando-se este website num formato de Inventário, poder-se-ia optar por apresentar os dados sob forma de fichas de acordo com às normas instituídas oficialmente para esse tipo de levantamento. Contudo, optámos por publicar apresentações mais simples, melhor correspondendo ao formato intuitivo da web. Assim, num primeiro momento todos os espécimes azulejares (painéis isolados, conjuntos, fachadas, etc.) são organizados geograficamente por concelho (Inventário Geográfico), sendo que a menção a esse é precedida do distrito correspondente, entre parênteses, de modo a facilitar a organização. Dentro do concelho, abrir-se-á uma nova página referente ao local especifico onde o(s) objecto(s) se encontra(m). Este pode corresponder a uma freguesia, a um bairro, a um lugar, etc., mas que, em todos os casos, seja de fácil identificação ao leitor. Automaticamente, o bem é catalogado quanto à sua temática (Inventário Temático) na categoria respectiva sendo feito corresponder também a uma relação de Fábricas e outra de Artistas, caso existam tais informações que se lhe possam associar. Aos dados de cada bem inventariado corresponde um conjunto de fotografias, com uma descrição sucinta, mas o mais completa possível quanto às identificações conhecidas e a sua localização exacta.
Embora este projecto vise especialmente o património azulejar existente em espaço público, será também considerado o Azulejo em ambiente interior, ou privado, dependendo da autorização dos seus proprietários para a sua divulgação e salvaguardando sempre os seus interesses. Neste sentido, poderão ser apresentados bens sem que se mencionem a totalidade das informações, em especial a localização.
Como contribuir:
O Portugal Azulejar é aberto à contribuição de quem desejar. Para o efeito, bastará enviar fotografias dos bens que se deseje partilhar, com a identificação da localização exacta. Os contributos podem ser enviados para o email: portugalazulejar@gmail.com e o nome do seu autor figurará na página «Contribuidores»
Com vista à uniformização dos dados, as fotografias a enviar devem respeitar as seguintes indicações:
Para painéis isolados ou revestimentos de fachadas:
> Duas fotografias, correspondendo uma à totalidade do imóvel onde o objecto se encontra aplicado e outra de pormenor, contemplando o painel completo. Tratando-se de revestimento de fachadas, o pormenor deve incidir sobre o módulo do padrão, com os elementos de barras e cercaduras, quando existam.
Exemplos:


> Três fotografias, quando se trate de um painel assinado e/ou com menção de produção, e que estas estas não sejam legíveis na fotografia de pormenor.
Exemplos:



Denúncias:
O Portugal Azulejar tem como missão também, contribuir para a protecção e salvaguarda da azulejaria portuguesa. Qualquer caso de agressão a este património (demolições, roubos, incúria, etc.) pode ser-nos comunicado pela mesma via portugalazulejar@gmail.com. Além de o fazermos constar na página inicial e de o difundir por outros meios, faremos participação directa às Entidades competentes.